2020 Fabio BenettI

Fabio Benetti

"Metamorfose, este é o meu verbo. Agir e ver as coisas se transformarem por si sós." (Benetti)

O artista alquimista Fabio Benetti está constantemente imerso num universo exploratório, tomando a vida e a realidade como experimentos contínuos e, através de uma árdua pesquisa de materiais e substâncias que deem conta de materializar seus impulsos sensoriais e metafísicos, dá partida em seu processo criativo que, em consonância e cocriação com a natureza, trabalhando seus quatro elementos (água, fogo, terra e ar), faz nascer seus trabalhos que são únicos na concepção e personalidade, os quais finalizam a si mesmos num processo de maturação natural e contínuo. 

Com formações em Direito e Negócios, Benetti atuou muitos anos no mundo corporativo até que se entregou de corpo e alma, por necessidade expressiva, à arte, desenvolvendo diversos cursos e estudos em pintura, arte contemporânea e teoria da arte. Em 2013 passou por um laboratório crucial para desenvolver sua linguagem expressiva atual: trabalhou como ajudante de pedreiro na construção de um hotel no interior de São Paulo, passando a manusear e compreender as diferentes nuances dos materiais que hoje utiliza em seus trabalhos.

 

Ativista quântico e curioso inveterado, o artista está a todo momento pesquisando e buscando referências que lhe sirvam de alimento à criação. Energia, espiritualidade, filosofia, psicologia, as relações humanas e os mistérios do inconsciente são alguns de seus condutores expressivos. Com um trabalho que parece remeter à Arte Povera italiana, Benetti busca, inconscientemente, o que parece ser uma nova significação para materiais antes negligenciados, proporcionando resultados únicos.